ÉROS, DUALISMO E REMINISCÊNCIA NO BANQUETE DE PLATÃO
V. 12 N. 20 (2019): Jan./Jun 2019 • Polymatheia - Revista de Filosofia
Autor: Jéssyca Aragão de Freitas
Resumo:
O presente artigo tem por objetivo demonstrar que o aparente dualismo exacerbado atribuído a Platão por determinada interpretação não poderia ser sustentado a partir de sua teoria de éros, na qual o filósofo realiza uma forte ligação entre sensível e inteligível, entre desejo e racionalidade e entre corpo e alma, propondo uma união do “todo consigo mesmo”.
Abstract:
The present article aims to demonstrate that the apparent intensified dualism attributed to Plato by a certain interpretation could not be sustained from his theory of eros, in which the philosopher makes a strong connection between sensible and intelligible, between desire and rationality and between body and soul, propounding a union of the “all with oneself”.
ISSN: 1984-9575
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5781
Palavras-Chave: Éros. Dualismo. Reminiscência. Ascese. Participação.
Polymatheia - Revista de Filosofia
A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.