A INSTITUIÇÃO DO ESTADO CIVIL E SUA RELEVÂNCIA PARA A LIBERDADE SEGUNDO BENEDICTUS DE SPINOZA

V. 12 N. 20 (2019): Jan./Jun 2019 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Valterlan Tomaz Correia

Resumo:

O presente artigo tem o objetivo de compreender a maneira de organização do estado civil e o seu papel diante das concessões feitas entre os indivíduos a fim de garantir a segurança necessária para a paz e a liberdade. Para Spinoza, o estado civil é a continuação do estado de natureza e uma experiência afetiva entre diferentes pessoas, uma vez que permite que cada um exerça seu direito, mas com liberdade e segurança. Conclui-se, portanto, que as concessões são fundamentais para a manutenção do estado civil e para garantia das liberdades.

Abstract:

This article aims to understand the way of civil state is organized and its role in relationof concessions made between individuals for to ensure the necessary security for peace and freedom. For Spinoza, the civil state is the continuation of state of nature and one affective experience between different people, since it allows each one to exercise its right, but with freedom and security. It is therefore concluded that concessions are essential for the maintenance of civil state and for ensure freedoms.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5782

Palavras-Chave: Indivíduos.Concessões. Segurança. Paz. Liberdade.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.