A HUMANIZAÇÃO DO ESTADO PELA LEI: OS FUNDAMENTOS DA MANUTENÇÃO DA GOVERNABILIDADE
V. 11 N. 19 (2018): Jul./Dez. 2018 • Polymatheia - Revista de Filosofia
Autor: Keywilla da Silva Venceslau; Erison de Sousa Silva
Resumo:
O presente trabalho versa sobre a obra Defensor da paz, de Marcílio de Pádua, na qual o filósofo desenvolve a teoria da lei em contra partida ao argumento sofístico relacionado ao poder papal e sua supremacia sobre humanidade. Segundo o pensador medieval, só através do uso da razão e da soberania política que pode ser objetivada uma lei soberana que tenha verdadeiro poder sobre o povo, sendo ela criada por ele. A partir da obra citada e da leitura de alguns comentadores podemos chegar às conclusões desenvolvidas ao longo deste trabalho.
Abstract:
Il presente lavoro si concentra sulnell'operaDefensor da Paz, di Marcílio de Pádua. In questo, il filosofo sviluppa la teoria del diritto in contrasto con l'argomento sofistico relative al potere papale e la supremazia sul genere umano. Secondo il pensatore medievale,solo attraverso l'uso della ragione e sovranità politica che può essere oggettivato una legge sovrana che ha un potere reale sul popolo, è stato creato da lui. Dal lavoro citato e la lettura di alcuni commentatori possiamo raggiungere le conclusioni sviluppate nel corso di questo lavoro.
ISSN: 1984-9575
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5792
Palavras-Chave: Estado. Humanização. Lei. Marsílio De Pádua. Governo.
Polymatheia - Revista de Filosofia
A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.