A CONCEPÇÃO DE ALMA NO DE ANIMA DE ARISTÓTELES

V. 11 N. 19 (2018): Jul./Dez. 2018 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Jéssyca Aragão de Freitas

Resumo:

O presente artigo tem por objeto apresentar um estudo sobre a concepção de alma desenvolvida por Aristóteles no tratado De Anima. Segundo o filósofo de Estagira, a alma, forma e atualidade dos seres vivos, distingue-se em faculdade vegetativa, sensitiva e intelectiva; esta última, “separada” e “sem mistura”, possui uma natureza transcendente ao sensível e é composta de intelecto potencial – capacidade de receber as formas inteligíveis – e de intelecto ativo – produtor de todas as coisas e por substância atividade.

Abstract:

This article aims to present a study about the conception of soul developed by Aristotle in the treatise De Anima. According to the philosopher of Stagira, the soul, form and actuality of living beings, is distinguished in vegetative, sensitive and intellective faculty; this last, "separated" and "unmixed," has a transcendent narure to the sensible and is composed of potential intellect –the capacity to receive the intelligible forms –and active intellect –producer of all things and by substance activity.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5798

Palavras-Chave: Aristóteles.Alma.Faculdade vegetativa.Faculdade sensitiva. Faculdade intelectiva.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.