BERGSON ENTRE A DIALÉTICA E A DIFERENÇA: UM ESTUDO SOBRE O BERGSONISMO E ALGUNS DE SEUS DESDOBRAMENTOS NA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
V. 11 N. 18 (2018): Jan./Jun. 2018 • Polymatheia - Revista de Filosofia
Autor: Edvan Aragão Santos
Resumo:
Pretendemos neste artigo estabelecer um debate entre a dialética e a filosofia da diferença a partir de interpretações da obra de Bergson. Iremos nos pautar, sobretudo, nos trabalhos de Bento Prado Jr.: Presença e Campo Transcendental, tese original de 1965, mas só publicada em 1988, e de Gilles Deleuze: Bergsonismo de 1966, escritos que, a despeito das proximidades das datas de produção trilham caminhos distintos em suas interpretações da obra bergsoniana. Se de um lado Bento aproxima Bergson da dialética, desvelando uma negatividade no coração do método bergsoniano, Deleuze, por outro lado, interpreta em Bergson um aliado no antídoto para o hegelianismo e seu trabalho do negativo predominante até então na filosofia. Trata-se, grosso modo, na perspectiva da ontologia, de travar um debate entre duas compreensões acerca do movimento da realidade e seu processo, questões tão caras ao pensamento de Bergson. Ou seja, de um lado temos a influência de uma filosofia herdeira do hegelianismo, a dialética, fundada sobre o primado do negativo e da determinação, e de outro, a constituição da filosofia da diferença, da diferença em si mesma, contrária a uma filosofia da representação. Pretendemos, portanto, confrontar tais teses e aprofundar suas diferenças e aproximações, observando a importância do debate a partir do contexto da produção das obras de Bento e Deleuze, no qual havia uma tentativa de fugir às teorias críticas e ao negativo cujas demandas pedem novas abordagens que passam a prefigurar no pensamento do século XX, sobretudo na mudança de paradigma do chamado estruturalismo para o pós-estruturalismo.
Abstract:
In this article,we intend to establish a debate between dialecticsand the philosophy of differencebased on interpretations of Bergson's work. We will focus, above all, on the works of Bento Prado Jr.: Presence and Transcendental Field, original thesis of 1965, but only published in 1988, and Gilles Deleuze: Bergsonismof 1966, writings that, despite the proximity of the dates of production different paths in his interpretations of the Bergsonian work. If on the one hand Bentoapproaches Bergson's dialectic, revealing a negativity at the heart of the Bergsonian method, Deleuze, on the other hand, interprets in Bergson an ally in the antidote for Hegelianism and his work of the predominant negative until then in philosophy. It is roughly in the perspective of ontology to hold a debate between two understandings about the movement of reality and its process, questions so dear to Bergson's thinking. That is, on the one hand we have the influence of a philosophy inheriting Hegelianism, the dialectic, founded on the primacy of negative and determination, and on the other, the constitution of the philosophy of difference, of difference in itself, contrary to a philosophy of representation. We intend, therefore, to confront these theses and to deepen their differences and approaches, noting the importance of the debate from the context of the production of the works of Bento and Deleuze, in which there was an attempt to evade critical and negative theories whose demands call for new approaches which are prefigured in 20th century thinking, especially in the paradigm shiftfrom the so-called structuralism to post-structuralism.
ISSN: 1984-9575
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5816
Palavras-Chave: Bergson, Ontologia, Dialética, Diferença e Pós-estruturalismo.
Polymatheia - Revista de Filosofia
A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.