O NASCIMENTO DA BIOPOLÍTICA

V. 10 N. 16 (2017): Jan./Jun. 2017 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Camila Muniz

Resumo:

Este artigo tem como objetivo tornar mais claro ao leitor que está se lançando na leitura de Foucault os conceitos de biopolítica-biopoder. Essa cartografia feita nesse texto deixa bem explícita essa noção Foucaultiana de poder e de força. Sob a luz de M. Foucault analisamos os mecanismos que regem a força política, a máquina estatal e com isso as forças que atravessam o sujeito.

Abstract:

This article aims to make clear to the reader that is launching in reading Foucault concepts of biopolitics, biopower. This mapping made this text makes it explicit that Foucaultian notion of power and strength. In light of M. Foucault analyzed the mechanisms governing political force, the state machine and that the forces that cross the subject.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5895

Palavras-Chave: Foucault. Biopolítica. Biopoder. Força.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.