OS REGIMES POLÍTICOS E O LUGAR DA MULTIDÃO EM BENEDICTUS DE SPINOZA
V. 9 N. 15 (2016): Jul./Dez. 2016 • Polymatheia - Revista de Filosofia
Autor: Guadalupe Macêdo Marques
Resumo:
Em sua ?loso?a política, Benedictus de Spinoza (1632-1677) defende a ideia de um Estado livre, resultado da união da potências dos indivíduos, os quais formam assim, um sujeito político coletivo, a multidão, real detentora do poder. O presente artigo tem como objetivo abordar a análise spinozana acerca das formas de governo, seus fundamentos e condições para consolidação, de maneira a chegar àquele que melhor garante o exercício do poder da multidão. Para tanto, utilizaremos as seguintes obras de Spinoza: Ética (1677), Tratado Teológico-Político (1670) e Tratado Político (1677).
Abstract:
In his political philosophy, Benedictus de Spinoza (1632-1677) supports the idea of a free state, the result of the union of powers of individuals, which form thus a collective political subject, the crowd, holding the real power. This article aims to address the spinozana analysis about forms of government, its foundations and conditions for consolidation, in order to reach that best guarantee the exercise of the power of the crowd. Therefore, we will use the following works of Spinoza: Ethics (1677), Theological-Political Treatise (1670) and Political Treatise (1677).
ISSN: 1984-9575
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5919
Palavras-Chave: Regimes políticos. Multidão. Poder. Direito. Spinoza.
Polymatheia - Revista de Filosofia
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