O DESTINO DO ESPÍRITO NO PENSAMENTO DO JOVEM HEGEL

V. 6 N. 9 (2013): Polymatheia • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Francisco José da Silva

Resumo:

O pensamento do jovem Hegel tem sido objeto de recentes estudos, destacam-se os ensaios Vida de Jesus (Berna, 1795), A Positividade da religião cristã (Berna, 1797) e O Espírito do cristianismo e seu destino (Frankfurt, 1799), esta é considerada a obra mais acabada e relevante deste período. Enfocamos neste artigo os conceitos de ‘destino’ e ‘espírito’, os quais têm como fonte uma reflexão a partir da tragédia grega e que serviu como contraposição a concepção kantiana de lei e será a base para o desenvolvimento da idéia de espírito de um povo.

Abstract:

The Young Hegel’s thought havebeen object of recent studies, the most important essays are The life of Jesus(Bern, 1795), The Positivity of Christian religion(Bern, 1787) and The spirit of Christianity and his destiny(Frankfurt, 1799), thisconsidered the mostrelevant to this period. We focus in this paper the concepts of ‘destiny’ ant ‘spirit’, whose have as source a reflection of the greek tragedy and serve as contraposition to the Kantian concept of law and it’s the basis to the development of the idea of spirit of people.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6468

Palavras-Chave: Lei, Destino, Cristianismo,Reconciliação.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.