AS AVENTURAS DA AMBIVALÊNCIA (DA MODERNIDADE À PÓS-MODERNIDADE SEGUNDO BAUMAN)
V. 5 N. 7 (2009): Jan./Jun 2009 • Polymatheia - Revista de Filosofia
Autor: José Caselas
Resumo:
Partindo da visão da modernidade e da pós-modernidade em Zygmunt Bauman, pretende-se articular o conceito de ambivalência num contexto ético-político de modo a pensar a universalização e a secularização do saber que, na pós-modernidade, se guindou a um patamar que não possuía anteriormente. De fato, com o advento da pós-modernidade já não é possível enveredar por uma noção de saber universal pastoral e prosélito do Estado como no tempo dos philosophes das Luzes. Importa salientar de
que modo o projeto da modernidade fracassou como sonho de engenharia social que redundou no totalitarismo e quais as categorias instituídas na contemporaneidade.
Abstract:
This paper is indebted to Zygmunt Bauman’s views on modernity and postmodernity and aims to discuss the concept of ambivalence in an ethico-political context, assessing the ascendancy of secularized and uni-versal knowledge over the past century. In fact, with post-modernity’s coming of age, it is no longer possible to embrace a notion of knowledge that may be sustained by the state in a pastoral and proselytizing fashion, as once did the philosophes of Englightenment. It is important to question how and why the project of modernity failed as a dream of social engineer-ing, degenerating into totalitarianism, and to foreground the categories favored by contemporaneity.
ISSN: 1984-9575
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6504
Palavras-Chave: Modernidade, pós-modernidade, ambivalência, genocídio, secularização.
Polymatheia - Revista de Filosofia
A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.