CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E FELICIDADE EM EPICURO

V. 4 N. 6 (2008): Jul./Dez 2008 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Francisco José da Silva

Resumo:

Epicuro (342-270 a.C) se tornou conhecido por sua escola localizada em um jardim, lugar de encontro dos amigos e de reflexão sobre a vida boa. A filosofia, para ele, deve ser cultivada desde a infância à velhice, servindo como uma educação para a felicidade, livre do temor da morte e da superstição, numa época em que a Grécia vivia sua decadência política sob o império macedônico. Tal modelo de educação filosófica para a felicidade adequa-se a uma época como a nossa, na medida em que cresce o fanatismo religioso, bem como os estados nacionais perdem sua soberania e a corrupção toma conta da política.

Abstract:

Epicurus (342-270 b.C.) has become well known for his school in a garden, a place to meet friends and reflect about good life. Philosophy, as he thinks, must be cultivated from childhood to old age, serving as an edu-cation to happiness, free from fear of death and superstition, in an epoch that Greece lived his politic decadence under the Macedonic Empire. This model of philosophic education to happiness is adequate to an epoch like ours, where increase the religious fanatism, as well the national states lost his sovereignty and the corruption take place in politics.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6514

Palavras-Chave: Epicurus, felicidade, filosofia.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.