REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICA, ECONOMIA E SACRALIDADE EM ARISTÓTELES. SUAS IMPRESSÕES NA TEORIA DE GIORGIO AGAMBEN

PROMETEUS ANO 6 VOLUME 6 NÚMERO 11 • Prometeus: journal of philosophy

Autor: Hernán Gabriel Borisonik

Resumo:

A partir da leitura feita por Giorgio Agamben da teoria aristotélica, o sagrado aparece como um elemento fundamental na estrutura do pensamento político ocidental. O sagrado é apresentado como uma forma de indisposição: sempre vai acompanhado duma subtração do uso comum. Por sua parte, o dinheiro ocupa um lugar privilegiado para poder aprofundar nesta ideia. Tanto na crítica da acumulação e a usura, como em outras passagens da obra aristotélica, é claro que o dinheiro aparece em pontos medulares da definição da vinculo entre o sagrado e o profano. Neste artigo serão analisadas, em primeiro lugar, as passagens aristotélicas mais relevantes, para logo integrá-los, na construção agambeneana do Homo Sacer.

Texto Completo: https://jornaisdesergipe.ufs.br/index.php/prometeus/article/view/824

Prometeus: journal of philosophy

O periódico PROMETEUS FILOSOFIA, vinculado ao Grupos de Pesquisa VIVA VOX e à CÁTEDRA UNESCO ARCHAI, hospedado na Plataforma de Periódicos Científicos da UFS, publica artigos inéditos na área de filosofia e afins, em língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa, bem como resenhas, notas de pesquisa e relatos de experiência que se enquadrem no nosso campo de publicação, isto é, pós-graduandos e pós-graduados em filosofia. O público-alvo é, fundamentalmente, o pós-graduado e o pós-graduando em filosofia.