Identidade e Ensino da Filosofia: correspondências e problematizações
REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 1, N. 1 (2015) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Autor: Patrícia Del Nero Velasco, Caterine Zapata Zilio Barros, Michele Teixeira Bonote, Sergio da Costa Oggioni, Vinícius Defillo Pintor
Resumo:
O presente artigo constitui-se a partir da seguinte tese defendida por Alejandro Cerletti na obra O ensino de filosofia como problema filosófico: os questionamentos sobre o que é filosofia e o que significa ensiná-la mantêm estreita relação, enlaçando aspectos cruciais da atividade filosófica. Fruto de um exercício proposto na disciplina Filosofia do Ensino de Filosofia do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do ABC, o texto tem como objetivo apresentar diferentes ensaios sobre as correlações entre o que é filosofia e o que seria o ensino de filosofia nessas distintas perspectivas, problematizando-as.
Abstract:
This article is made up from Alejandro Cerletti’s thesis present in his work The teaching of philosophy as a philosophical problem: the questioning about what is philosophy and what is its teaching maintain close relationship. Result of an exercise proposed in the discipline Philosophy of Teaching of Philosophy from the Feder al University of ABC, the text aims to present different essay about correlations between what is philosophy and what would be the teaching of philosophy in these different perspectives, questioning them.
ISSN: 2448-0657
DOI: https://doi.org/10.5902/2448065720900
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/20900
Palavras-Chave: Filosofia; Identidade Filosófica; Prática de Ensino de Filosofia.
Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.