PEDAGOGIA DA ?PRESENÇA?: UMA APROXIMAÇÃO DA ?ANALÍTICA EXISTENCIAL? DE MARTIN HEIDEGGER E SUAS CONSEQUÊNCIAS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 3, N. 2 (2017) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: José Lucas Omena Gusmão, Walter Matias Lima

Resumo:

Usamos o termo pedagogia da “presença” para aproximarmos sutilmente o pensamento de Heidegger da questão pedagógica e educativa. O objetivo desse trabalho é elucidar uma possível reflexão sobre alguns dos principais conceitos da filosofia de Heidegger, especificamente, “ser-aí”, “mundo”, “morte”, “cuidado”, “angustia” e “presença”, em consonância com os processos educativos. Acreditamos que a proposta do autor nos centraliza em um viés crítico ao convencionalismo científico perante os processos educativos tradicionais. Em suma, defendemos a ideia que essa análise nos coloca em problemas que consideram o humanismo e axiológica com ponto chave para um “outro pensar” da educação, tendo sua incidência mais considerável, na alteridade.

Abstract:

We use the term pedagogy of "presence" to subtly bring Heidegger's thinking to the pedagogical and educational question. The objective of this work is to elucidate a possible reflection on some of the main concepts of Heidegger's philosophy, namely, "being-there", "world", "death", "care", "anguish" and "presence", in the educational processes. We believe that the author's proposal centralizes us in a critical bias towards scientific conventionalism in the face of traditional educational processes. In short, we defend the idea that this analysis puts us in problems that consider humanism and axiological with a key point for an "other thinking" of education, having its most important incidence, in otherness.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065730190

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/30190

Palavras-Chave: Ser-aí; Outro; Morte

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.