É PROIBIDO FILOSOFAR NO ENSINO MÉDIO
REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 4, N. 1 (2018) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Autor: Erica Cristina Frau
Resumo:
O ensino de filosofia no nível médio pode se dar por diferentes caminhos. O presente artigo tem como objetivo fazer inferências sobre a impossibilidade do filosofar na sala de aula, considerando que existe uma filosofia maior que proíbe o seu desenvolvimento. Segundo Deleuze e Guattari, filosofar é a arte de criar conceitos, sendo assim, para que o professor de filosofia consiga promover este devir é necessário resistir as normas e regras estabelecidas pelos fluxos das avaliações finais do ensino médio. Esta resistência se dá por meio de um caminho alternativo, onde o filosofar pode impossibilitar o cumprimento das metas que evidenciam as aprendizagens dos conteúdos que são cobrados nos exames vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Essa dicotomia pode evidenciar que é proibido filosofar no ensino médio, pois, mesmo com a permanência da disciplina na grade curricular garantida pela lei, ao fomentar o filosofar, o professor pode ficar sem tempo para contemplar toda lista de conteúdos, competências e habilidades previstas nos documento oficiais federais e estaduais.
ISSN: 2448-0657
DOI: https://doi.org/10.5902/2448065730171
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/30171
Palavras-Chave: Ensino de filosofia; Professor de filosofia; Didática do ensino de filosofia; Metodologia do ensino de filosofia
Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.