ENSINO DE FILOSOFIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NA CONTEMPORANEIDADE
REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 5, N. 2 (2019): Dossiê perspectivas da filosofia no ensino médio • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Autor: Fabio Ronaldo Meneghini dos Santos
Resumo:
Desde o retorno da obrigatoriedadeda disciplina de Filosofia ao Ensino Médio, a partirda homologação da Lei Nº 11.684, de 2 de Junho de 2008 desafios são enfrentados na docência da disciplina,dentre estes estão a desvalorização da Filosofia, o preconceito e a discriminação da mesma enquanto disciplina do currículo.Um dado importante é que ao ingressar em um curso de licenciatura em Filosofia o estudante não tem presente a realidade escolar e curricular que muitas vezes desafia o docente quanto ao sentido do ensino de filosofia. O que regularmente acontece é que somente após o início do período de estágio obrigatório que há a possibilidade de experimentações práticas de organizar o planejamento para a atividade de ensino,também é nesse momento que nos deparamos com situações nada fáceis tanto para o docente quanto para o estagiário.Tais situações referem-se principalmente a recorrente necessidade de justificar a importância da filosofia perante as outras áreas do conhecimento. Pensamos que apartir desse contexto no qual a docência em filosofia está inserida é preciso problematizar e apontar de que modo é possível a filosofia na escola, considerando de que modo a multiplicidade existencial do jovem estudante do ensino médio interfere na docência da filosofia.
ISSN: 2448-0657
DOI: https://doi.org/10.5902/2448065735802
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/35802
Palavras-Chave: Ensino de filosofia; Didática do ensino de Filosofia
Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.