Aristóteles e Bruce Wayne: uma aula sobre estética através do filme Batman (1989)

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 6. Publicação contínua (2020) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Bruno José Yashinishi

Resumo:

Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.), um dos principais filósofos da história, considerava a Arte como um instrumento pedagógico que possibilita repensar atitudes e tornar as pessoas melhores. Por meio da catarse, as obras trágicas são capazes de promover intensas reflexões sobre o caráter e o destino dos seres humanos. Nesse sentido, o presente artigo objetiva elucidar as concepções aristotélicas sobre a Estética através do filme Batman (1989), de Tim Burton. A proposta é relacionar a história do personagem Bruce Wayne com o conceito aristotélico de catarse, utilizando o filme como recurso didático nas aulas de Filosofia para séries do Ensino Médio.

Abstract:

ristotle (384 BC - 322 BC), one of the leading philosophers of history, considered Art as a pedagogical instrument that makes it possible to rethink attitudes and make people better. Through catharsis, tragic works are capable of promoting intense reflections on the character and destiny of human beings. In this sense, the present article aims to elucidate the Aristotelian conceptions of Aesthetics through the film Batman (1989), by Tim Burton. The proposal is to relate the story of the character Bruce Wayne with the Aristotelian concept of catharsis, using the film as didactic resource in Philosophy classes for high school series.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065739062

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/39062

Palavras-Chave: Ensino de Filosofia; Filosofia e cinema; Estética; Aristóteles.

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.