Avaliação da aprendizagem em filosofia: uma experiência estética
REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 7. Publicação contínua (2021) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Autor: Patrício Câmara Araújo
Resumo:
Avaliar a aprendizagem de estudantes de ensino médio em uma componente curricular possibilita indicadores para a construção de estratégias de ensino nessa disciplina. Nesse sentido, este estudo é uma abordagem multimétodo, a partir de uma pesquisa avaliação sobre uma experiência de aprendizagem de estudantes que participaram de um projeto de extensão. O objetivo deste estudo foi avaliar o processo de aprendizagem da análise e produção filosófica de textos no contexto de realização de um projeto de extensão com estudantes de ensino médio. Participou do projeto um grupo de estudantes do segundo ano do ensino médio, que a partir de oficinas sobre análise filosófica de narrativas mitológicas gregas, mediadas por discussão coletiva, elaboraram textos redacionais que relacionavam a narrativa lida com algum problema sociocultural ou histórico. A partir do conhecimento produzido foi construída uma apresentação teatral, enquanto experiência estética, direcionada a alunos do ensino médio de uma escola pública estadual, para estimular a leitura e a interpretação de textos clássicos. Após a realização do projeto, foi aplicado um questionário on-line para avaliar a experiência dos estudantes, participantes do projeto, quanto à aprendizagem sobre a compreensão de conceitos, perspectivas de análise e produção filosófica de textos. O resultado da pesquisa indica que os estudantes participantes do projeto desenvolveram habilidades de interpretação e produção de textos em uma perspectiva filosófica.
Abstract:
Evaluating the learning of high school students in a curricular component provides indicators for the construction of teaching strategies in this discipline. In this sense, this study is a multi-method approach, based on an evaluation research on a learning experience of students who participated in an extension project. The aim of this study was to evaluate the learning process of analysis and philosophical production of texts in the context of carrying out an extension project with high school students. Participated in the project a group of students of the second year of high school, at the time of the project, who from workshops on philosophical analysis of Greek mythological narratives, mediated by collective discussion, prepared the editorial texts that related the narrative deals with some sociocultural problem or history. Then, based on the knowledge produced, was built a theatrical presentation, as an aesthetic experience, aimed at high school students from a state public school, to encourage reading and interpretation of classic texts. After completing the project, an online questionnaire was applied to assess the experience of students, participants of the project, regarding learning about the understanding of concepts, perspectives of analysis and philosophical production of texts. The result of the research indicates that the students participating in the project developed skills in interpreting and producing texts in a philosophical perspective.
ISSN: 2448-0657
DOI: https://doi.org/10.5902/2448065755390
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/55390
Palavras-Chave: Avaliação; Aprendizagem; Filosofia; Estética
Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.