A PEDAGOGIA DE HEGEL E A AÇÃO FORMADORA DA ALTERIDADE CULTURAL
V. 15, N. 16 (2003) • Revista de Filosofia Aurora
Autor: Cesar Ramos
Resumo:
O artigo tem por objetivo tematizar algumas teses pedagógicas de Hegel, vinculando-as com a idéia de formação operada pela alteridade da cultura como conceito filosófico. Algumas categorias básicas do sistema hegeliano serão abordadas como elementos teóricos/especulativos que balizam uma possível pedagogia hegeliana, tais como: a idéia do aperfeiçoamento do indivíduo relacionado com a perfectibilidade no desenvolvimento do espírito; a noção de formação/cultura (Bildung); as categorias lógicas da mediação, da alteridade e da alienação (Entäusserung); a concepção da disciplina (Zucht) na relação educador-educando e, finalmente, a força conceitual da universalidade da vida ético-política (Sittlichkeit) na figura do Estado que se apresenta como paradigma para a educação.
DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v15i16.982
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/982
Palavras-Chave: Hegelianismo,Educação,Formação,Cultura
Revista de Filosofia Aurora
A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.