O PARRICÍDIO EM TOTEM E TABU: UMA ANÁLISE ACERCA DA GÊNESE DO CONCEITO DE PULSÃO DE MORTE
V. 17, N. 20 (2005) • Revista de Filosofia Aurora
Autor: Maria Vilela Pinto Nakasu
Resumo:
Preocupado com a questão das origens, Freud localizou na esfera cultural os fenômenos do ódio e da agressividade como sendo essenciais para fundamentar sua teoria social. Ao derivar de um crime contra o pai a origem da sociedade civilizada, da religião e da moral, dos desejos que compõem o complexo de Édipo e do que viria a ser o superego, ele conclui ser impossível pensar a cultura sem considerar as tendências destrutivas do homem e seus efeitos para a história da humanidade. Em que medida podemos afirmar que a reflexão freudiana sobre a cultura incide sobre a formulação e a consolidação de algumas noções metapsicológicas? Este trabalho se propõe a analisar a influência das teses psicanalíticas apresentadas em Totem e tabu na gênese do conceito de pulsão de morte.
DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v17i20.8549
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/8549
Revista de Filosofia Aurora
A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.