O “DITO” E O “ESCRITO”

V. 21, N. 28 (2009) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Márcio Alves da Fonseca

Resumo:

O objetivo deste texto é refletir sobre a trama entre o “dito” do curso A Hermenêutica do sujeito e o “escrito” – que corresponde ao curso – posteriormente publicado na forma de livro e de suas traduções. Essa trama denota um certo estilo, característico daquilo que se mantém em aberto e expressa o “modo de ser” próprio de uma filosofia que pode ser compreendida enquanto “ensaio”, ou ainda uma forma de “exercício de si”. Na trama entre a fala pronunciada no curso e as palavras escritas que compõem o livro e suas traduções, percebe-se o esvaecimento da distinção rigorosa entre “forma” e “conteúdo”, característico dos trabalhos de Foucault.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v21i28.1141

Texto Completo: http://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1141

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.