A PROPÓSITO DO TÍTULO A HERMENÊUTICA DO SUJEITO
V. 21, N. 28 (2009) • Revista de Filosofia Aurora
Autor: Salma Tannus Muchail
Resumo:
Introduzindo a observação sobre a coerência entre forma e conteúdo do Curso de 1982, é preciso perguntar pela coerência entre o Curso e seu título, já que nem forma nem conteúdo parecem corresponder exatamente ao que seria uma hermenêutica do sujeito. Por um lado, o título não é compatível com o Curso na medida em que este não se ocupa preferencialmente com o sujeito enquanto “conhecimento de si” mas enquanto “cuidado de si” o qual não é, de fato, assunto da hermenêutica. Por outro lado, o título tem duplo sentido: do ponto de vista histórico, o Curso ocupa-se com as condições que tornam possível o que viria a ser uma hermenêutica do sujeito, enquanto que do ponto de vista genealógico ele trata das possibilidades de superação do que veio a ser uma hermenêutica do sujeito. Portanto, a coerência da relação entre o título e o que ele designa reside nesta ambiguidade.
DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v21i28.1144
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1144
Revista de Filosofia Aurora
A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.