O FILÓSOFO DA VIDA MODERNA: BAUDELAIRE, MERLEAU-PONTY E A ARTE DA CRÍTICA FENOMENOLÓGICAO FILÓSOFO DA VIDA MODERNA: BAUDELAIRE, MERLEAU-PONTY E A ARTE DA CRÍTICA FENOMENOLÓGICA

V. 21, N. 29 (2009) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Duane H. Davis, Richard Theisen Simanke

Resumo:

Este artigo se organiza em torno dos eixos da reversibilité e do écart no contexto das críticas antirromânticas da modernidade em Baudelaire e Merleau-Ponty. Mais especificamente, eu proponho as seguintes teses: 1) O realismo antirromântico de Baudelaire possui notáveis paralelos com o pensamento tardio de Merleau-Ponty. 2) A obra tardia de Merleau-Ponty pode ser lida como uma apropriação ontológica do antirromantismo de Baudelaire, no seu desenvolvimento dos conceitos de reversibilité e écart. Por fim, 3) reconhecer os aspectos baudelaireanos do pensamento ontológico de Merleau-Ponty revela seu horizonte crítico (social e político) e tem implicações para nossa própria situação crítica com relação à modernidade.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v21i29.2617

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/2617

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.