FOUCAULT E LACAN: O SUJEITO, O SABER E A VERDADE

V. 21, N. 29 (2009) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Luis Francisco Espíndola Camargo, Fernando Aguiar

Resumo:

Este trabalho visa mostrar um ponto de articulação entre o pensamento de Michel Foucault e Jacques Lacan. Este ponto está diretamente ligado a uma mesma pesquisa empreendida por ambos: a relação do sujeito com o saber e a verdade. Trata-se de uma leitura que contextualiza o seminário de Foucault A Hermenêutica do Sujeito e o livro A vontade de saber com o ensino de Jacques Lacan. Os autores sustentam que as críticas dirigidas à psicanálise por Foucault perdem seu efeito quando relacionadas ao ensino de Lacan. Pretende-se demonstrar que na ocasião da publicação do primeiro volume sobre A História da Sexualidade, Lacan já havia superado os seguintes problemas apontados por Foucault: a relação da psicanálise com um dispositivo de aliança sustentado pela lei do desejo e a remissão da verdade ao mito do Édipo.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v21i29.2620

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/2620

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.