O DIZER-VERDADEIRO: DESCRIÇÃO POSITIVA

V. 23, N. 32 (2011) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Salma Tannus Muchail

Resumo:

Desenvolvida por Michel Foucault nos três últimos cursos que ministrou no Collège de France, a noção de parrhesia, franco falar ou dizer-verdadeiro, aparece pela primeira vez no curso de 82, A hermenêutica do sujeito. A noção é ali descrita em dois momentos: primeiro, uma “análise negativa” ou “indireta”, pelo confronto da parrhesia com seus opositores, que são a lisonja e a retórica; e, depois, análise direta e positiva, apoiada em textos de Filodemo de Gedara, de Galeno e de Sêneca. Faz-se aqui uma reconstituição desse segundo momento de análise, reorganizando-o em tópicos que conduzem à sugestão de algumas reflexões.

DOI: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1771

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1771

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.