O MONISMO INTEGRAL DE HANS JONAS CONTRA O FISICALISMO
V. 26, N. 38 (2014) • Revista de Filosofia Aurora
Autor: Wellistony Carvalho Viana
Resumo:
O objetivo do presente artigo é tornar explicíta a tese jonasiana segundo a qual matéria e espírito, mente e corpo expressam duas dimensões irredutíveis do ser como um todo. O artigo se compõe de duas partes: na primeira, mostra-se a argumentação de Jonas contra o fisicalismo no nível do biológico, e na segunda, apresenta-se a argumentação crítica no nível do mental. Desautorizar a tese do monismo materialista é tão importante para a ética da responsabilidade como foi para Jonas criticar o dualismo cartesiano, contra o qual ele elaborou sua biologia filosófica.
DOI: : http://dx.doi.org/10.7213/aurora.26.038.AO.11
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1099
Revista de Filosofia Aurora
A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.