COM FEENBERG: (RE)PENSAR A TÉCNICA VISANDO A UMA POSSÍVEL REGULAÇÃO

V. 27, N. 40 (2015) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Lilian Simone Godoy Fonseca

Resumo:

O texto concentra-se em parte do livro Questioning Technology (1999), especialmente o capítulo “Os limites da racionalidade técnica”, no qual Andrew Feenberg aborda temas como: Planos e códigos técnicos, Progresso e racionalidade, O modelo de arbitragem (trade-off), Regulação Técnica. Todos eles extremamente relevantes para a pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo da UFMG (NEPC), no Brasil, desde 2009, em torno da aplicação das novas biotecnologias, especialmente aquelas voltadas para os seres humanos não só para fins terapêuticos, mas para o objetivo de um suposto melhoramento. O texto tem como ponto de partida o pensamento de Feenberg para levantar uma série de questões centrais para o avanço da reflexão e debate sobre este incontornável problema, a maioria das quais o autor respondeu no Colóquio sobre a Filosofia da Tecnologia de Andrew Feenberg: democracia, racionalidade e invenção ou posteriormente via e-mail.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/aurora.27.040.DS02

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/460

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.