A IMAGINAÇÃO E SUA VERDADE

V. 27, N. 42 (2015) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Francisco Prata Gaspar

Resumo:

Ao final da “Fundação do saber teórico”, segunda parte da primeira exposição da doutrina da ciência (1794/5), Fichte afirma: “a imaginação não ilude, mas dá a verdade e a única verdade possível”. Embora essa expressão de “única verdade possível” não apareça mais no decorrer desse texto, ela parece desempenhar um papel fundamental na estruturação da doutrina da ciência, delineando até mesmo o seu ponto de vista, seja em relação à metafísica pré-kantiana, seja em relação ao kantismo. O objetivo do artigo é tentar entender essa noção de “única verdade possível” e qual é a sua íntima relação com a imaginação. Para tanto, será preciso refazer a discussão de fundo que leva a Fichte a estabelecer a imaginação como atividade fundamental do espírito humano e fundamento dessa única verdade possível. Tal discussão se dá como um confronto com o ceticismo de Salomon Maimon, justamente aquele que a partir de uma crítica à filosofia de Kant também diz, assim como Fichte, que a realidade é produzida pela imaginação, mas que encara essa realidade, ao contrário da doutrina da ciência, justamente como uma ilusão. 

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/aurora.27.042.DS10

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/514

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.