KANT E FILOSOFIA DA DIFERENÇA
V. 28, N. 44 (2016) • Revista de Filosofia Aurora
Autor: Guilherme Almeida Ribeiro
Resumo:
Embora a filosofia de Kant não fosse requisitada diretamente por Gilles Deleuze para compor o “espaço aliado” de sua filosofia da diferença, é possível atentar para a valorização de certos elementos constitutivos da crítica kantiana no interior da démarche deleuziana. Conforme pretendemos demonstrar, os conceitos de Kant que são privilegiados por Deleuze estão implicitamente reunidos em torno do desdobramento de duas apropriações: em primeiro lugar, a recuperação sistemática da doutrina das faculdades como colaboradora de uma concepção de diferença não apenas empírica e externa, mas, sobretudo, transcendental e interna; e, em segundo lugar, a relação entre tempo e pensamento, ou melhor, a dessubordinação do tempo em relação ao movimento operada pela filosofia kantiana, a qual, inclusive, desloca as pretensões fundantes do cogito cartesiano
DOI: http://dx.doi.org/10.7213/aurora.28.044.DS05
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/211
Revista de Filosofia Aurora
A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.