SOBRE OS FINS MORAIS DA RAZÃO

V. 28, N. 44 (2016) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Ricardo Machado Santos

Resumo:

O objetivo do presente artigo é fazer uma exposição sumária dos resultados obtidos em minha tese de doutorado, defendida e aprovada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp no dia 09 de junho de 2015. Assim, se apresenta resumidamente a discussão sobre a necessidade dos chamados “fins morais da razão” dentro da filosofia kantiana. Tal investigação propunha explicitar algumas modificações apresentadas na ética de Kant dos textos da década de 1780 aos seus textos tardios da segunda metade da década de 1790, mostrando que elas vão no sentido de uma sensificação da ética kantiana e que esta só é possível à medida que Kant substitui conceitos de origem cristã (Deus, santidade, sumo bem) notadamente comprometidos com um domínio da transcendênciapor conceitos de origem grega (virtude, ascese moral, autoconstrução moral, etc.) mais ligados ou mais passíveis de serem vinculados à natureza humana.

DOI: : http://dx.doi.org/10.7213/aurora.28.044.DS06

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/217

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.