A REPRESENTAÇÃO EM CARL SCHMITT: O CATOLICISMO ROMANO E O CASO DA POLÍTICA

V. 29, N. 47 (2017) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Roberto Bueno

Resumo:

Este artigo analisa a grave crise do conceito de representação política a partir do
Catolicismo Romano e forma Política de Carl Schmitt. O artigo propõe alargar as vias de compreensão da crise de representação política das democracias liberais de mercado, realizando aproximação ao tema através de duplo movimento expansivo, tanto dos campos de força cognitivos acerca da representação política e de seu enraizamento econômico, nas políticas promotoras da turbação da legitimidade da representação política.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1980-5934.29.047.DS04

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/7295

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.