A RECEPÇÃO DE KANT PELO JOVEM SCHOPENHAUER EM SOBRE A QUÁDRUPLA RAIZ DO PRINCÍPIO DE RAZÃO SUFICIENTE
V. 30, N. 49 (2018) • Revista de Filosofia Aurora
Autor: Yasuo Kamata
Resumo:
O presente artigo parte das primeiras reflexões de Schopenhauer acerca da filosofia kantiana. Nesses textos de juventude, buscamos encontrar a formação dos pensamentos fundamentais da filosofia schopenhaueriana desde os seus primórdios em torno do problema da consciência, abrangendo o uso e as modificações de sentido da terminologia kantiana, as quais tinham a intenção de preservar o essencial da filosofia de Kant, mas, no mesmo sentido, purificando-a daquilo que o filósofo de Die Welt als Wille und Vorstellung supunha serem as suas dificuldades e contradições.
DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1980-5934.30.049.DS11
Texto Completo: http:// http://dx.doi.org/10.7213/1980-5934.30.049.DS11
Revista de Filosofia Aurora
A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.