DESVENTURAS DE MR. MAGOO: ERNEST SOSA INDAGA “HOW DO YOU KNOW?”

V. 30, N. 49 (2018) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: João Carlos Salles

Resumo:

Nosso objeto é a análise do conhecimento empreendida por Ernest Sosa, por cuja trama, segundo acreditamos, seu extenso trabalho se configura como uma obra, comportando uma démarche específica. De modo mais específico, pretendemos recuperar neste texto as dificuldades e a novidade do artigo “How do you know?”, com o qual Ernest Sosa, mesmo com hesitações e recuos, fez modificar-se bastante o cenário da análise do conhecimento em direção a uma epistemologia das virtudes. A análise explicita então uma nota característica do conhecimento deveras óbvia, mas que, não obstante a obviedade, precisava ser enunciada. Para conhecer, o sujeito necessita estar em posição de conhecer, sendo o conhecimento uma performance humana. Dessa forma, mesmo não tendo encontrado ainda a fórmula positiva da epistemologia das virtudes, o artigo de Sosa tem um lugar especial entre seus trabalhos, situando-se nas origens de seu pensamento mais maduro e no contexto de uma obra in fieri.

DOI: : http://dx.doi.org/10.7213/1980-5934.30.049.AO04

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/23463

Palavras-Chave: Ernest Sosa, conhecimento,análise,Gettier,Mag

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.