TEORIA DA DETERMINAÇÃO REFLEXIVA: TÓPICA, LÓGICA OU SINONÍMICA?
V. 30, N. 51 (2018) • Revista de Filosofia Aurora
Autor: Dirk Westerkamp
Resumo:
As reflexões a seguir oferecem a silhueta de uma pesquisa mais ampla acerca da lógica da determinação reflexiva entre 1781 (Crítica da razão pura) e 1817 (Enciclopédia de Hegel). O instrumento filológico consiste em uma análise comparativa entre a teoria da determinação reflexiva, tal como ela foi trabalhada na Lógica da essência de Hegel (1813), e a Sinonímica de Reinhold (1812). As duas teorias representam duas possibilidades diferentes do esclarecimento conceitual filosófico: uma ontológico-dialética e a outra baseada na ontologia e na análise da linguagem. Porém, ambas complementam de modo peculiar aquela crítica que visa salvar a lógica metafísica, que se desenvolve pela última vez na “Logotectônica” (Logotektonik, Boeder) ou na “motórica das teorias” (Theorienmotorik, Mulsow) do pensamento entre 1781 e 1817. Mostrar isso é o intuito histórico-filosófico desta análise comparativa; pôr em discussão o potencial argumentativo de um tipo de compreensão — crítico-metafísica — da lógica, seu propósito filosófico.
DOI: : http://dx.doi.org/10.7213/1980-5934.30.051.DS07
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/24238
Palavras-Chave: Reinhold,Georg Wilhelm Friedrich,Hegel, Imman
Revista de Filosofia Aurora
A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.