CRÍTICA E COALIZÃO: REPENSAR A RESISTÊNCIA COM FOUCAULT E BUTLER
V. 31, N. 52 (2019) • Revista de Filosofia Aurora
Autor: André Duarte, Maria Rita de Assis César
Resumo:
Discutimos a importância e o significado de algumas noções-chave do pensamento de Michel Foucault e de Judith Butler, como as noções de “atitude crítica” e de “políticas de coalizão”, tendo em vista repensar o estatuto da noção e da própria prática da resistência, no contexto das lutas dos movimentos sociais de caráter identitário, vinculadas às demandas de populações marginalizadas (pessoas negras; mulheres; LGBTs). Essa discussão nos permite estabelecer uma relação entre a crítica e a resistência no pensamento de Foucault, bem como nos permite relacionar estes aspectos centrais do pensamento foucaultiano à reflexão política pós-identitária de Judith Butler. Por sua vez, a associação de noções de crítica, resistência e políticas de coalizão nos permite propor uma avaliação crítica dos embates fratricidas entre militantes de diversos movimentos sociais, cuja ênfase em concepções identitárias rígidas tem promovido o enfraquecimento dos próprios sujeitos da resistência.
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/24770
Palavras-Chave: Foucault,Butler,Crítica,Resistência,Coalizão
Revista de Filosofia Aurora
A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.