DO “SUJEITO DE DESEJO” AO “SUJEITO DO DESEJO”: FOUCAULT LEITOR DE SANTO AGOSTINHO
V. 31, N. 52 (2019) • Revista de Filosofia Aurora
Autor: Ernani Pinheiro Chaves
Resumo:
O objetivo deste artigo é mostrar a importância estratégica da leitura de alguns textos de Santo Agostinho por Foucault. Essa importância se inscreve no interior do projeto foucaultiano de realizar uma “genealogia do sujeito do desejo”, de tal modo que pudéssemos compreender porque a concepção de desejo passou a representar um papel central no interior da questão da sexualidade, de tal modo que entre sujeito, desejo, sexualidade e verdade tivesse se formado uma ligação necessária e indissolúvel. Nessa perspectiva, entendemos que uma tal genealogia do sujeito do desejo implica em repensar criticamente a história da psicanálise, em especial, na sua versão Freud-Lacan, a única pela qual, aliás, ele se interessou com mais frequência.
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/24812
Palavras-Chave: Sexualidade, Sujeito, Verdade,Desejo
Revista de Filosofia Aurora
A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.