O triunfo barroco: música e colonialidade na Villa Rica
Inconfidentia v.5, n.10 • Revista de Filosofia Inconfidentia
Autor: PANDOLPHO, Raquel Wachtler
Resumo:
Ainda hoje, morar em Ouro Preto é viver cotidianamente arrebatamentos barrocos. Mas será que fazer triunfar esta estética barroca não é ainda cultuar a colonialidade, mantendo assim a cidade presa ao seu passado colonial? Para trabalhar com estas questões, sempre considerando a relevância política da música nas dinâmicas socioculturais, o estudo retrocede até a Villa Rica setecentista e traça relações entre barroco e colonialidade na análise de uma fonte histórica que narra performances eucarísticas realizadas na procissão que comemorou a transladação do Santíssimo Sacramento da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos para a Igreja Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto na Villa Rica setecentista. Ocorrida em 1733, esta procissão é amplamente considerada como uma das maiores festas barrocas das Américas. Assim, a análise das manifestações musicais descritas no “Triumpho Eucarístico” (1734) de Simão Ferreira Machado surge no texto com o objetivo de trazer os processos de hibridização cultural na Villa Rica, especialmente as relações entre música e colonialidade.
Abstract:
Aujourd’hui encore, vivre à Ouro Preto, c’est expérimente au quotidien des ravissements baroques. Mais faire triompher l’esthétique baroque ne signifie-t-il pas encore adorer la colonialité, gardant ainsi la ville collée à son passé colonial? Pour travailler avec ces questions, en considérant toujours la pertinence politique de la musique dans les dynamiques socioculturelles, l’étude remonte à Villa Rica du XVIIIe siècle et retrace la relation entre le baroque et la colonialité dans l’analyse d’une source historique qui raconte les performances eucharistiques réalisées dans la procession qui a commémoré le transfert du Saint-Sacrement de l’église Nossa Senhora do Rosário dos Pretos à l’église Nossa Senhora do Pilar à Ouro Preto dans la Villa Rica du XVIIIe siècle. Organisée en 1733, cette procession est considérée comme le plus grand festival baroque des Amériques. Ainsi, l’analyse des manifestations musicales décrites dans le “Triumpho Eucarístico” (1734) de Simão Ferreira Machado apparaît dans le texte dans le but d’étudier les processus d’hybridation culturelle à Villa Rica, en particulier les relations entre musique et colonialité.
ISSN: 2318-8138
Texto Completo: http://inconfidentia.famariana.edu.br/wp-content/uploads/2021/08/10-4.pdf
Palavras-Chave: Barroco; Música; Colonialidade; Villa Rica.
Revista de Filosofia Inconfidentia
A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos.
Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:
EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.
MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).
CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.