O DISCURSO VERDADEIRO E ENCONTRO DE CULTURAS

Inconfidentia v.3, n.5 • Revista de Filosofia Inconfidentia

Autor: SILVA, Paulo Augusto da

Resumo:

Celso é o nome de vários autores romanos sobre os quais os historiadores têm dificuldades em distinguir um do outro. O “Celsus” deste artigo é o de Contra Celsumde Orígenes. Orígenes é um autor cristão que teve sua maturidade no terceiro século. A paisagem, cerca de um século antes da atividade, mostra um momento da História, em que o Império Romano enfrenta certa quantidade de problemas, tanto no interior, tanto nas fronteiras externas, enquanto o cristianismo cresce em número de adeptos e capacidade crítica. Celso percebe a profundidade da crítica cristã e sua proposta de um modo de vida bastante novo que, se posto em prática, alteraria profundamente as próprias raízes do Império. Alarmado frente a uma mudança tão radical, ele se esforça para recuperar a força da Filosofia antiga, mostrando que o “Alethes Logos”, o verdadeiro discurso, depende das antigas tradições de homens e povos antigos e sábios. Como a obra de Celso está perdida, sabemos de seu pensamento através das citações de Orígenes, valendo-nos da obra “Logos und Nomos”, do teólogo do século XX Carl, Andresen, para mostrar sua preocupação com as profundas mudanças culturais e seu esforço para revigorar o significado civilizatório do Império. Em nossa conclusão, procuramos comparações com mudanças culturais em nossa época, mas apenas indicando ser este um momento histórico que exige a reflexão mais profunda e séria.

Abstract:

Celsus is the name of several Roman authors about whom Historians have their difficulties to distinguish one from the other. The “Celsus” of this article is that of Origen’s Contra Celsum. Origen is a Christian author who had his maturity in the third century. The landscape, about a century before his activity,shows a moment of History, in which Roman Empire faces a certain amount of troubles, both in internal, as much in external frontiers, while Christianity grows in number of adherents and critical capacity. Celsus realizes de deepness of Christian criticismand its proposal of quite a new a way of living that, if put in to practice, would profoundly alter the very roots of the Empire. Alarmed of such a radical change, he endeavors to recover the strength of ancient Philosophy, by showing that the “Alethes Logos”, the true discourse, depends of ancient traditions of ancient and wise men and peoples. Since Celsus’ work is lost, we learn his thought through Origen’s quotations, with help of XX Century theologian Carl Andresen’s “Logos und Nomos”, to show his concerning about deep cultural changes, and his endeavor to reinvigorate the civilizatory meaning of the Empire. In our conclusion we looked for comparisons with cultural changes in our own era, but only indicating that this is a moment of History that demands the deepest and most serious reflection.

ISSN: 2318-8138

Texto Completo: http://inconfidentia.famariana.edu.br/wp-content/uploads/2019/05/5-D-2.pdf

Palavras-Chave: crítica, mudanças culturais, discurso verdadeiro

Revista de Filosofia Inconfidentia

A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade  “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos. 

Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:

EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.

MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.