BREVE HISTÓRIA DA ARQUIDIOCESE DE MARIANA
Inconfidentia v.3, n.6 • Revista de Filosofia Inconfidentia
Autor: ROCHA, Geraldo Lyrio
Resumo:
Ninguém ama o que não conhece.Quanto mais se conhece, se ama; e quanto mais se ama, mais se deseja conhecer. Daí a importância de procurar conhecer a história e a realidade social, econômica, política, cultural e religiosa da porção do Rebanho de Cristo confiada aos nossos cuidados depastores. Neste contexto, situa-se este breve artigo sobre a história da Igreja particular de Mariana. Sem pretensão acadêmica e sem o necessário arcabouço historiográfico, elaborei este texto que me obrigou a ir às fontes de nossa história e aí colher osaspectos que mais me chamaram a atenção. O que aqui apresento certamente não traz novidades ao que outros, com muito maior competência, já apresentaram da bela e longa história desta quase tricentenária Igreja particular.
Abstract:
Non si ama ciò che non si conosce. Più si conosce, più si ama; e quanto più si ama più si vuole conoscere. Da qui l’importanza di cercare di conoscere la storia e la realtà sociale, economica, politica, culturale e religiosa della porzione di Cristo affidata alla cura dei nostri pastori. Questo è il contesto in cui si trova questo breve articolo sulla storia della chiesa particolare di Mariana. Senza pretese accademiche e senza la necessaria cornice storiografica, ho preparato questo testo che mi ha costretto ad andare alle fonti della nostra storia e raccogliere in esse gli aspetti che più hanno attirato la mia attenzione. Ciò che sto presentando qui certamente non è una novità rispetto a ciò che altri, con una competenza molto maggiore, hanno già presentato dalla bella e lunga storia di questa quasi tricentenaria Chiesa particolare.
ISSN: 2318-8138
Texto Completo: http://inconfidentia.famariana.edu.br/wp-content/uploads/2019/12/1.-BREVE-HIST%C3%93RIA-DA-ARQUIDIOCESE-DE-MARIANA-DomGeraldo.pdf
Palavras-Chave: História; Arquidiocese de Mariana; Igreja.
Revista de Filosofia Inconfidentia
A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos.
Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:
EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.
MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).
CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.