A MÚSICA CONVENCIONAL E A PERDA DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICO-NEGATIVA
Inconfidentia v.5, n.9 • Revista de Filosofia Inconfidentia
Autor: VALE, Thiago Gandra do
Resumo:
O presente artigo trata da relação de perda da experiência estético-negativa da arte, especialmente da música, objetivo principal do trabalho. Para isso, no texto mostra a definição de um critério de composição musical –o tonalismo aliado ao processo de fetichização típico do capitalismo tardio que caracteriza, por fim, a indústria cultural. Com isso, buscaremos demonstrar como o processo de reificação se estende para a arte, tornado as obras um produto qualquer entre outros. Por meio disso, administra-se e produz os gostos, mantendo os indivíduos na condição de alienantes. A música, por seguir o sistema tonal que se consolidou no ocidente entra também nesse risco, e é por meio dela, através de um caminho de rompimento com o tonalismo, sobretudo comSchoenberg que Adorno irá apontar como possibilidade de outra significação para a arte e as demais coisas, levando os indíviduos a um processo de conscientização e rompimento com a estrutura social imposta pela indústria cultural.
Abstract:
This article deals with the loss ratio of the aesthetic-negative experience of art, especially concerning music, which is the main objective of this work. In order to do so, the text shows the definition of a musical composition criterion –the tonalism combined to the fetishization process, typical of the late capitalism that characterizes the cultural industry. With that, we will try to demonstrate how the reification process extends to art, making the works any product, among others. Through this, tastes are managed and produced, keeping individuals in the condition of alienators. Music, for following the tonal system that was consolidated in the West, also enters this risk, and it is through it, through a break with tonalism, especially with Schoenberg that Adorno will point out as the possibility of another meaning for art and other things, leading individuals to a process of awareness and breaking with the social structure imposed by the cultural industry.
ISSN: 2318-8138
Texto Completo: http://inconfidentia.famariana.edu.br/wp-content/uploads/2021/02/4.Thiago-Gandra.pdf
Revista de Filosofia Inconfidentia
A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos.
Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:
EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.
MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).
CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.