A COMUNIDADE ÉTICA EM LIMA VAZ COMO ALTERNATIVA POLÍTICA PARA A AMÉRICA LATINA HOJE
Inconfidentia v.5, n.9 • Revista de Filosofia Inconfidentia
Autor: BARBOSA, Jr., Possidônio Ferreira
Resumo:
A comunidade ética de Lima Vaz indica um modelo ético de vida segundo a razão direcionada para o Bem do sujeito histórico em sua completa abertura para o Outro e sob o fundamento da liberdade. A afirmação do empenho ético e histórico da pessoa além de indicar a sua transcendência revela tanto a dignidade do cidadão nas relações sociais e políticas de uma justiça ética, bem como, a passagem do Bem Universal para a ordem particular histórico do Estado de Direito. Oempenho efetivo ético na prática política é conditio sine qua nonpara que a democracia se estabeleça institucionalmente como o melhor sistema político na identidade de uma mesma responsabilidade. Essa progressiva experiência política vai se delineando noduro aprendizado da liberdade no confronto com a realidade, no enfrentamento das crises e das vertiginosas transformações da sociedade. É um alvo perseguido pela razão política de responsabilidade e de participação livre ao longo da história das sociedades. Diante dessa realidade, a democracia se manifesta na linguagem, nos programas e na prática da vida política. Ela, além de solucionar o digno problema da satisfação das necessidades da carência do homem em face de sua natureza, atende a igualdade e a liberdade na vida política como prerrogativa de responsabilidade e participação ética do cidadão diante das tarefas do bem comum.
Abstract:
La comunità etica di Lima Vaz indica un modello etico di vita secondo la ragione diretta al Bene del soggetto storico nella sua completa apertura all’Altro e sotto il fondamento della libertà. L’affermazione dell’impegno etico e storico della persona, oltre a indicare la sua trascendenza, rivela sia la dignità del cittadino nei rapporti sociali e politici di una giustizia etica, sia il passaggio del Bene Universale al particolare ordine storico dello Stato di diritto. Un efficace impegno etico nella pratica politica è una condizione sine qua nonper la democrazia di affermarsi istituzionalmente come il miglior sistema politico nell’identità della stessa responsabilità. Questa progressiva esperienza politica è delineata dal duro apprendimento della libertà nell'affrontare la realtà, nell’affrontare le crisi e le vertiginose trasformazioni della società. È un obiettivo perseguito dalla ragione politica di responsabilità e dalla libera partecipazione nella storia delle società. Di fronte a questa realtà, la democrazia si manifesta nella lingua, nei programmi e nella pratica della vita politica. Oltre a risolvere il problema dignitoso di soddisfare i bisogni del bisogno dell’uomo di fronte alla sua natura, si occupa dell’uguaglianza e della libertà nella vita politica come prerogativa di responsabilità e partecipazione etica del cittadino di fronte ai compiti del bene comune.
ISSN: 2318-8138
Texto Completo: http://inconfidentia.famariana.edu.br/wp-content/uploads/2021/02/9.Possidonio.pdf
Revista de Filosofia Inconfidentia
A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos.
Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:
EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.
MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).
CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.