Revista de Filosofia Inconfidentia

A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade  “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos. 

Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:

EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.

MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.

Inconfidentia v.4, n.7

APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

PIETERZACK, Cristiane; MELO, Edvaldo Antônio de; REIS, Maurício de Assis

EL FÁRMACO DEL A MÍMESIS EN LA PAIDEIA PLATÓNICA

GARNICA, David Angeles

Paideia, mímesis, platonismo, reconocimiento.

LA AUTO-DETERMINACIÓN HUMANA EN LA ELECCIÓN LIBRE SEGÚN TOMÁS DE AQUINO

BEROCH, Maria Aracoeli

elección, Tomás de Aquino, auto-determinación, causa sui, voluntad

A RELATIVIZAÇÃO DO DIREITO DE PROPRIEDADE PRIVADA EM HEGEL. UMA INTERPRETAÇÃO DA OBRA DO FILÓSOFO LOSURDO: HEGEL E LÀ LIBERTÀ DEI MODERNI

MARTINS, Vander Sebastião

Propriedade Privada. Otium. Trabalho. Intelectual. Vida.

DUE PROSPETTIVE SUL ?SIGNIFICATO? A CONFRONTO: FREGE E PUTNAM

CONDE, José Manuel Luna

sentido, significado, extensión, intensión, uso lingüístico.

O AUSENTE NA HISTORIOGRAFIA À LUZ DO CONCEITO HEIDEGGERIANO DE DÍVIDA

SANTOS, Sanqueilo Lima; ALVARES, Mariana Marcelino Silva

morte, historiografia, historicidade.

EL VÍNCULO ENTRE LA NARRACIÓN, LA ARQUITECTURA Y LO URBANO DESDE LA IMAGINACIÓN NARRATIVA EN PAUL RIC?UR

ALDACO, Vicente Díaz

Espaço, tempo, narrativa, imaginação, urbanização.

O ACONTECER DA REVELAÇÃO TRINITÁRIA E A EXPERIÊNCIA DE FÉ: O PARADIGMA FILOSÓFICO CONTEMPORÂNEO

FRECHEIRAS, Marta Luzie de Oliveira

Trindade, Experiência, Teologia e Filosofia.

A BANALIDADE DO MAL: UM ESTUDO A PARTIR DE HANNAH ARENDT

ROCHA, Dilson Brito da

Política, pensamento, Nazismo, banalidade do mal.

A CRISE DA HUMANIDADE EUROPEIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: APROXIMAÇÕES ENTRE HUSSERL E ORTEGA Y GASSET

SILVA, Raimundo Sérgio Queiroz da

Cultura; Europa; Crise; Filosofia; Vida.

La identidad diacrónica de la persona: de una visión constitutiva a una visión relacional

DAMONTE, Marco