Goldstein e Sartre: considerações acerca das emoções
v. 3 n. 2 (2015) Dossiê "GT Fenomenologia - ANPOF" • Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea
Autor: Simeão Donizeti Sass
Resumo:
O ensaio estuda a teoria das emoções do ponto de vista de Kurt Goldstein e de Jean-Paul Sartre. Em um primeiro momento, é apresentada a teoria de Goldstein, em seguida, a visão de Sartre, e em um terceiro movimento, abordamos as críticas de Goldstein ao livro de Sartre intitulado Esboço de uma teoria das emoções feitas no ensaio “On Emotions: considerations from organismic point of view”. Ao final, o conceito de magia é discutido a partir de suas possíveis vinculações com o tema das emoções. O conceito de magia surge, na obra de Sartre, associado aos estudos de Kurt Lewin e Alain.
ISSN: 2317-957
Texto Completo: http://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12515
Palavras-Chave: Emoções,Ansiedade, Medo, Magia
Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea
A Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea caracteriza-se como um periódico digital, idealizado por um grupo de professores do Departamento de Filosofia da UnB (Universidade de Brasília), cujos interesses de pesquisa convergem para a interpretação e o debate dos pressupostos e dos desdobramentos históricos da tradição filosófica iniciada por volta do século XVII, centrada na discussão das faculdades do sujeito, dos modelos de organização política e social, dos valores e normas de conduta, assim como da natureza do belo e dos fundamentos da arte.
A Revista pretende ser um espaço de divulgação de estudos interpretativos e discussões acerca de temas, questões e autores de destaque na história da filosofia moderna e contemporânea. Neste sentido, ela se propõe a publicar artigos originais, bem como traduções e resenhas, relativos ao pensamento filosófico moderno e contemporâneo, redigidos em português, espanhol, francês, italiano, inglês e alemão, cujos autores sejam doutores, doutorandos ou mestres em filosofia (ou áreas afins).
Não será solicitado aos autores o pagamento de qualquer custo, referente tanto à submissão quanto ao processamento dos seus trabalhos.