Sistemas de Herança: As Múltiplas Dimensões da Evolução
v. 6 n. 1 (2018) Dossiê "O Homem e seus Mundos - Perspectivas Filosóficas e Científicas" • Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea
Autor: Rosana Tidon
Resumo:
A teoria evolutiva unifica as Ciências Biológicas e tem sido também aplicada em diversos setores das Ciências Exatas e Humanas. Originalmente proposta por Darwin como “descendência com modificação”, ela pressupõe a existência de variação herdável que é transmitida de forma desigual para a geração seguinte. No século XX, entretanto, essa teoria adquiriu um viés fortemente genético: a evolução biológica passou a ser compreendida como um processo que modifica a composição dos genes de uma população no decorrer de gerações. Nasce aqui o determinismo genético, o qual inspirou ideias sobre sociobiologia e genes egoístas, dentre outras. Nas últimas décadas, diversos evolucionistas têm enfatizado que, além da dimensão genética, há outros sistemas de herança que também podem promover a descendência com modificação. Neste artigo serão apresentados os sistemas de herança biológica e cultural, atualmente reconhecidos pelos biólogos evolucionistas, e que têm sido explorados e divulgados pelo Prof. Paulo Abrantes como importantes fontes de variação associadas à evolução humana.
DOI: https://orcid.org/0000-0002-6837-9972
Texto Completo: http://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/20238
Palavras-Chave: Teoria Moderna da Evolução,Síntese Evolutiva
Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea
A Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea caracteriza-se como um periódico digital, idealizado por um grupo de professores do Departamento de Filosofia da UnB (Universidade de Brasília), cujos interesses de pesquisa convergem para a interpretação e o debate dos pressupostos e dos desdobramentos históricos da tradição filosófica iniciada por volta do século XVII, centrada na discussão das faculdades do sujeito, dos modelos de organização política e social, dos valores e normas de conduta, assim como da natureza do belo e dos fundamentos da arte.
A Revista pretende ser um espaço de divulgação de estudos interpretativos e discussões acerca de temas, questões e autores de destaque na história da filosofia moderna e contemporânea. Neste sentido, ela se propõe a publicar artigos originais, bem como traduções e resenhas, relativos ao pensamento filosófico moderno e contemporâneo, redigidos em português, espanhol, francês, italiano, inglês e alemão, cujos autores sejam doutores, doutorandos ou mestres em filosofia (ou áreas afins).
Não será solicitado aos autores o pagamento de qualquer custo, referente tanto à submissão quanto ao processamento dos seus trabalhos.