Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea
A Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea caracteriza-se como um periódico digital, idealizado por um grupo de professores do Departamento de Filosofia da UnB (Universidade de Brasília), cujos interesses de pesquisa convergem para a interpretação e o debate dos pressupostos e dos desdobramentos históricos da tradição filosófica iniciada por volta do século XVII, centrada na discussão das faculdades do sujeito, dos modelos de organização política e social, dos valores e normas de conduta, assim como da natureza do belo e dos fundamentos da arte.
A Revista pretende ser um espaço de divulgação de estudos interpretativos e discussões acerca de temas, questões e autores de destaque na história da filosofia moderna e contemporânea. Neste sentido, ela se propõe a publicar artigos originais, bem como traduções e resenhas, relativos ao pensamento filosófico moderno e contemporâneo, redigidos em português, espanhol, francês, italiano, inglês e alemão, cujos autores sejam doutores, doutorandos ou mestres em filosofia (ou áreas afins).
Não será solicitado aos autores o pagamento de qualquer custo, referente tanto à submissão quanto ao processamento dos seus trabalhos.
v. 4 n. 2 (2016)
Editorial
Alexandre Hahn
A graça e o cômico: os "dois sentidos da vida " na estética bergsoniana
Paulo César Rodrigues
Crítica bergsoniana ao dualismo na tradição
Edvan Aragão Santos
A descontinuidade na visão do poder de Michel Foucault
Osman Daniel Choque Aliaga
Intencionalidade e consciência em Searle
Joelma Marques de Carvalho
Natureza humana e fundamento da ação moral em Kant
Adamo Perrucci
Max Picard e Søren Kierkegaard: o valor do silêncio para a transformação da interioridade
Catalina Elena Dobre
A difícil tarefa de se tornar-se pessoa humana em Emmanuel Mounier e em Søren Kierkegaard entre o julgamento e a farsa de ser si mesmo
Rafael García Pavón
BINETTI, María J. El idealismo de Kierkegaard, Universidad Iberoamericana, Ciudad de México, 2015
Marcio Gimenes de Paula
MORFINO, Vittorio. Genealogia di un pregiudizio. L’immagine di Spinoza in Germania da Leibniz a Marx. Hildesheim: Georg Olms Verlag AG, 2016.
Diego Lanciate
"O infinito estético", de Paul Valéry
Philippe Lacour, Alice Ribeiro Braatz, Elisa Maiby Carvalho Augusto, Jade Oliveira Chaia, Rogério Santos dos Prazeres, Sèdjro Crédo Randal E. Zitti, Marcos Vinicius de Magalhães Chagas, Michelly Alves Teixeira
"O que torna filosófica uma conversa - Anotações sobre método para a filosofia com as crianças", de Luca Mori
Benedetta Bisol
"Políticas da imanência, políticas da transcendência: ensaio popular", de Antonio Negri
Herivelto Pereira de Souza