EPISTEMOLOGIA FEMINISTA - NAOMI SCHEMAN
Revista Ideação - V.1 N. 42 (2020) • Revista Ideação
Autor: Rafaela Missaggia Vaccari; Gisele Dalva Secco
Resumo:
Este texto é uma tradução de “Feminist epistemology”, artigo de Naomi Scheman originalmente publicado em Metaphilosophy (v. 26, n.3, de julho de 1995) e republicado na coletânea Shifting Ground - Knowledge and Reality, Transgression and Trustworthiness (como parte da Studies in feminist philosophy, da Oxford University Press, 2011). No artigo, Scheman elucida de diferentes maneiras como “feminista” é um qualificativo legítimo para qualquer epistemologia que conceda relevância às experiências de mulheres como sujeitos de conhecimento, sem, no entanto, abrir espaço para relativismos. Ao argumentar em favor da pertinência de uma epistemologia aberta à diversidade que a perspectiva feminista proporciona, Scheman acaba por propor também um alargamento da noção de objetividade, revelando prolíficas conexões entre epistemologia e política por meio de uma reflexão sobre normas epistêmicas.
ISSN: 2359-6384
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i42.5058
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5058/4827
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.