O MANTO DE PENÉLOPE E TEIA DE ARACNE: TECITURAS FEMINISTAS DE NIETZSCHE

Revista Ideação - V.1 N. 42 (2020) • Revista Ideação

Autor: Mariana Andrade

Resumo:

Em Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral, Nietzsche põe em evidência o esquecimento ou apagamento da gênese metafórica da linguagem. Segundo o filósofo, a linguagem seria como que um cemitério de metáforas: metáforas mortas e engessadas nos conceitos ao ponto de esquecerem a si mesmas enquanto metáforas e se tornarem “verdades”. Gostaríamos, então, nas pegadas das possibilidades aventadas por Nietzsche, de desenterrar uma dessas metáforas esquecidas da linguagem: explorar a relação originária, etimológica e metafórica, entre texto e tecido. Ora, todas as atividades associadas à tecelagem e à costura foram, histórica e culturalmente, relegadas às mulheres e relacionadas ao universo feminino. Suspeitamos, e é este o sentido do presente ensaio, que esse esquecimento esconda também uma relação entre a escrita e o feminino que foi apagada e suplantada ao longo da história. O nosso esforço será, então, o de trazer à tona as múltiplas constelações entre o feminino e a escrita. Para realizar tal tarefa, nossa investigação percorrerá o seguinte trajeto: partindo de um primeiro excurso pelo pensamento nietzschiano seguiremos, num segundo momento, por um desvio de resgate metafórico pela mitologia grega e desembocarmos, por fim, na defesa da écriture féminine realizada pelas filósofas Luce Irigaray e Hélène Cixous.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5067/4697

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.