MARGUERITE PORETE E A ESCRITA DE SI: ENTRE A LITERATURA E A FILOSOFIA

Revista Ideação - V.1 N. 42 (2020) • Revista Ideação

Autor: Emanuelle Valéria Gomes de Lima, Maria Simone Marinho Nogueira

Resumo:

A Igreja, o Judiciário, o homem, ocuparam, desde os primórdios, os ambientes institucionais, sociais, literários e filosóficos. E, por isso, tentaram, por extenso período, evitar que mulheres ocupassem os mesmos espaços e cargos, sendo, portanto, negligenciadas em suas habilidades e, da mesma forma, silenciadas em seus lugares de fala. Apesar disso, algumas mulheres na Idade Média transgrediram essas vontades e subverteram a ordem do mundo naquele momento. É o caso de Marguerite Porete, mulher e escritora, autora da obra O espelho das almas simples e aniquiladas e que permanecem somente na vontade e no desejo do Amor, desobedecendo os ditames do campo literário/filosófico/teológico medieval ao escrever para que outras mulheres pudessem entender outra perspectiva que não apenas a da instituição Igreja que, naquela época, muitas vezes demonstrou colocar a instituição acima dos preceitos de Deus. Dito isso, o presente artigo analisa, na obra supracitada, através de uma revisão bibliográfica, o discurso da personagem Alma, a fim de verificar até que ponto as marcas linguísticas da memória retomam uma escrita de si.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5007/4767

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.