QUAL É O REALISMO CIENTÍFICO DE NANCY CARTWRIGHT?

Revista Ideação - V.1 N. 42 (2020) • Revista Ideação

Autor: Tiago Luís Teixeira Oliveira

Resumo:

O realismo de entidades de Cartwright é muitas vezes considerado apenas uma instância do realismo de entidades de Ian Hacking (1983). Por essa razão, muitos críticos ou falham em avaliar o realismo de Cartwright ou sinceramente endereçam sua crítica apenas ao ponto de vista de Hacking. O objetivo deste artigo é dar uma descrição detalhada do realismo próprio de Cartwright, tal qual apresentado em seu How the laws of physics lie (1983).  Na primeira seção, tento expor os argumentos de Cartwright para a falsidade das leis fundamentais. A segunda seção é devotada à preferência da autora por inferências causais em relação a explicações do modelo nomológico-dedutivo (N-D) no que diz respeito à produção de relatos verdadeiros. Como conclusão, indicarei alguns problemas levantados contra o realismo da autora.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5008/4769

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.