REDE DE SENTIDOS E ANTAGONISMO: RECONSTRUINDO OS FIOS
Revista Ideação - Dossiê 2020 • Revista Ideação
Autor: Laurenio Leite Sombra
Resumo:
Este artigo visa retomar e aprofundar os conceitos de rede de sentidos e antagonismo, desenvolvidos a partir de 2015 e desde então aprofundados ao longo de artigos, comunicações, discussões e diálogos com a realidade. O conceito de rede de sentidos foi pensado como “certa constituição abrangente do sujeito, certa ambiência prévia, basilar para uma série de operações parciais, como a ação cotidiana, a atribuição de significado de uma palavra ou de um enunciado, a compreensão de práticas sociais em geral, enfim, para os diversos processos de atribuição de sentido”, noção ao mesmo tempo prática e dependente da “promessa de identidade” decorrente do signo linguístico. O antagonismo, por sua vez, se dá pela tensão da relação entre redes de sentidos diferentes, com desdobramentos decorrentes das negociações que essas tensões provocam. A partir dessas noções, é possível pensar, por exemplo, os sujeitos da América Latina, utilizando-se do conceito de colonialidade de Aníbal Quijano; e mencionar um diálogo, em pleno andamento, com a ontologia do ser social de Marx e Lukács.
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/6137/4794
Revista Ideação
A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.
A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.
Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.