A ?CIÊNCIA EIDÉTICA? EM HUSSERL

Revista Ideação - Dossiê 2020 • Revista Ideação

Autor: Jorge Alberto da Costa Rocha

Resumo:

 Como efetivo criador da corrente fenomenológica, as contribuições de Edmundo Husserl para os futuros fenomenólogos foram inegáveis. Entretanto, dado ao rigor da sua exposição conceitual, muitos pontos do seu pensamento oferecem dificuldades ao leitor e requerem uma atenção especial. Um desses, talvez, fosse o que chamou de “ciência eidética”, considerada pelo autor como um dos “alicerces” da nova ciência que ele busca fundar. A tarefa de salvar a filosofia, diante do imperialismo metodológico das ciências naturais em fins do século XIX, passava pela compreensão daquele conceito, ao lado de uma crítica feroz às ideias preconcebidas dos positivistas e empirista da época. Buscamos com este artigo reconstruir essa difícil passagem de Husserl entre as ciências de fato e a nova ciência de essência, elucidando aquilo que seria o momento inaugural da Fenomenologia na obra Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica (2006).

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/6138/4787

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.